Grandes tubarões 1: Tubarão azul ( Prionace glauca )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grandes tubarões 1: Tubarão azul ( Prionace glauca )

Mensagem  David em Sab Dez 03, 2011 10:22 am

TAXONOMIA
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Género: Prionace
Espécie: P. glauca

DESCRIÇÃO

Tubarões azuis possuem corpo esguio, com grandes barbatanas peitorais, grandes olhos e focinho longo e pontudo.Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeiras costumam ser mais escuras.

Seu tamanho pode chegar a 4m e 240kg, no total, mas normalmente não passa dos 2,5m e 70kg (algumas fontes na literatura dizem já ter sido encontrados exemplares com mais de 6m de comprimento, não confirmados). O recorde de peso que se tem notícia é de 390kg.

Os dentes são triangulares, pontudos e serrilhados e curvados na mandíbula superior, em várias fieiras.

HABITAT

Águas tropicais e temperadas do mundo inteiro, principalmente em mar aberto, sendo uma das espécies mais bem difundidas. Pode ser encontrado na após a costa de todos os continentes do mundo, exceto a Antártida. Também é conhecido como uma das espécies de tubarão com maior capacidade migratória : um espécime monitorado perto das águas do estado de Nova Iorque foi recapturado perto da costa do Brasil.

São normalmente vistos no alto-mar e, em certas ocasiões, em águas costeiras. Atingem normalmente profundidades de cerca de 350 metros, embora já alguns investigadores tenham descrito mergulhos até aos 650 metros de profundidade.

REPRODUÇÃO

São vivíparos. Estes animais geram de 4 a 135 filhotes. O número de filhotes crescem proporcionalmente ao tamanho da mãe, ou seja quanto mais velha a mãe mais filhotes ela gera. A gestação dura um periodo de 1 ano. Femeas atingem a idade madura com 5 anos de idade.

DIETA

Alimenta-se habitualmente de cefalópodes e peixes, embora em alguns estudos tenham sido encontrados mamíferos marinhos no seu conteúdo estomacal, facto este que reforça a ideia do comportamento oportunista desta espécie.

Como é um tubarão oceânico, tem caráter oportunista (o que o coloca quase perto do galha-branca-oceânico em termos de perigo para náufragos e mergulhadores), podendo seguir navios para comer detritos jogados na água.

PREDADORES

Adultos raramente sofrem predação natural, sendo o ser humano o seu principal predador. Os filhotes e os jovens podem ser predados por tubarões maiores e há casos de predação por parte de leões marinhos.


Última edição por David em Ter Dez 06, 2011 7:42 pm, editado 2 vez(es)
avatar
David

Mensagens : 77
Data de inscrição : 28/10/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum