Território Selvagem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

4 participantes

Ir para baixo

VOTE

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Vote_lcap1100%Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Vote_rcap1 100% 
[ 3 ]
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Vote_lcap10%Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Vote_rcap1 0% 
[ 0 ]
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Vote_lcap10%Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Vote_rcap1 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 3
 
 

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Daniel T Qui Abr 26, 2012 3:55 pm

Trairão (Hoplias aimara)

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Traira10


-----------------------------------------
VS
-----------------------------------------

Cabeça-de-cobra gigante (Channa micropeltes)

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Snakeh10

-----------------------------------------
-----------------------------------------
Situação: Dois exemplares bem grandes com 1 metro de comprimento se enfrentando num combate sem voltas!
Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Sex Abr 27, 2012 9:39 am

Estes são um dos mais agressivos peixes predadores do planeta.Piranhas são gatinhos! Os Hoplias da América do Sul são os predadores realmente temidos, diz o ictiólogo Oliver Lucanus.
Nenhum peixe de água doce tem uma reputação mais temível do que a piranha , mas, como muitos aquaristas aprendem rápido, estes são na verdade muito tímidos. Eles ficam nervosos quando o aquário é abordado e preferem morder pedaços de peixes e barbatanas dos outros em vez de devorá-los inteiros.O hoplias aymara é o maior, mais temido e voraz dos trairões, e vai atacar tudo que se move de forma incrivelmente destemida.Muitos ataques a pescadores tem sido relatados em sua área de ocorrência, principalmente pros lados do Suriname e Guianas, e uma quase mutilação de um mergulhador de hidroelétrica ja foi mostrada no programa Monstros do Rio do Discovery Channel.Neste mesmo programa foi visto relatos de pescadores que ja presenciaram este peixe em atos de predação a pequenas aves aquáticas e tb a um cachorro que sobreviveu apesar das mordidas.
Os cabeças de cobre tb tem sido reconhecidos como peixes agressivos, principalmente a espécie gigante.Ataques tem sido descritos principalmente a pescadores que na época de cria dos filhotes( período que eles são mais agressivos) tentam os pegar. O pior caso descrito foi de um mergulhador de arpão que após alvejar uma grande fêmea a mesma se voltou e indo em sua direção acabou por alvejar o pescador na cabeça com a sobra do arpão que não cravou no peixe.Como peixes não dão marcha ré esta continuou se debatendo a frente até que o arpão varou na nuca do pescador, que depois foi achado morto nestas condições.
Apesar dos dois serem bem agressivos acho esta espécie de traíra um pouco mais destemida pois ataca sem provocações, e ataca animais maiores que ela mesmo.
Vendo que os dois peixes são bem agressivos a de se ter de analisar outros detalhes para resolver o embate.
Tamanho- peso: Pelo tamanho proposto ao combate um cabeça de cobre deste tamanho teria de 7,5 a 9kg e um trairão de um metro pode ultrapassar tranquilo os 15kg.
Velocidade. Ambos tem um sistema bem parecido de ataques, mais o cabeça de cobre prefere atacar a parte de trás das vítimas enquanto os trairões mordem o que estiver pela frente.Os dois são super explosivos mais as traíras saltam melhor.
Dentição e força de mordida:Ambas as mordidas são perigosas, sendo que as duas são bem afiadas com leve vantagem ao cabeça de cobre.O que desequilibra na traíra é que além de afiada esta mordida pode ser bem pesada,por causa de uma adaptação anatômica em sua mandíbula.Esta adaptação acaba por diferenciar os trairões das traíras comuns que possuem a língua lisa e a sínfise mandibular em forma de “U”, enquanto as traíras têm a língua com dentículos e a sínfise mandibular em forma de “V”.Isto amplia bastante a capacidade de alcance de sua mandíbula e a forma possibilitou a acomodação de músculos maiores e mais fortes na parte posterior da mandíbula aumentando a sua capacidade de abertura e de pressão.
Ela é bem parecida com a presente em peixes lobos que rompem cascos de caranguejos, e no caso das traíras seria uma adaptação a fim de aumentar seu leque de presas os capacitando a romper cascas de caranguejos de água doce, camarões e cascudos.
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Figura02
Dou uma leve vantagem ao Trairão pela tenacidade, maior força, pelo tamanho e mordida mais pesada.Outra coisa que precisa ser mencionada é sua capacidade de absorver dor e ferimentos e continuar lutando, pois muitas traíras criadas em aquário ja mostraram em combates com piranhas que elas conseguem refutar até o ataque delas , se o cardume não for superior a cinco adversários, ela consegue lutar se encostando em uma borda e contra atacando as mordidas.
Trairão

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante 159832
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Hoplias-b
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Trairo
Sabendo que um trairão de 1m ou mais pode ter uma cabeça deste tamanho.
Cabeça de cobra
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Services_photos_97_large
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Sex Abr 27, 2012 11:24 pm

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante DSC07222
20kg Guarantã- Norte do Pará
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante DSC07261
Mais de 16kg no mesmo local!! As duas eram Hoplias aymara.
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante 225235690%281%29_2
Exemplar de cabeça de cobra gigante de 7kg
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante 200277261_1z
9kg e 1m. Eles aparentam ficar mais compridos e menos atarracados que os trairões de mesmo porte.
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Daniel T Qua maio 02, 2012 9:47 am

Olhando as fotos, o Trairão parece levar vantagem na dentição também.

Eu acredito que aquelas escamas grandes do Trairão também ofereçam maior proteção, além da já citada robustez do corpo.

Em resumo, creio que o Trairão é bem favorito mesmo, algo como 8/2.

Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Daniel T Seg Ago 20, 2012 12:39 pm

Daniel T escreveu:Olhando as fotos, o Trairão parece levar vantagem na dentição também.

Eu acredito que aquelas escamas grandes do Trairão também ofereçam maior proteção, além da já citada robustez do corpo.

Em resumo, creio que o Trairão é bem favorito mesmo, algo como 8/2.


Analisando os vídeos postados no duelo "Piranha negra vs Cabeça de cobra estriado", acho que exagerei nessa proporção aí, o Cabeça de Cobra mesmo aparentemente com a dentição menos perigosa (fotos) mostrou nos vídeos uma voracidade e brutalidade para matar, no meu ver maiores do que das traíras que já vi em vídeos, ele pega com muita força e consegue cortar um pedaço ou partir a presa, ao invés de engolir a presa inteira (quando esta não for muito pequena) como as traíras costumam fazer até mesmo com presas grandinhas...

Mas ainda assim o Trairão me parece continuar tendo as vantagens já citadas do peso e grossura do corpo (e creio que proporcionais a força, que seria maior) e das escamas maiores que poderiam proporcionar alguma proteção a mais comparadas ao adversário. Mas acho que seria um combate perigoso para ambos, e uma proporção de 6/4 no Trairão acredito que seja mais justa.
Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Ter Ago 21, 2012 7:28 am

O estranho Daniel é que perante alguns estudos e observações as maiores trairas que são da espécie aimara e macrophitalmus, tem mostrado diferenciação enorme no comportamento sendo extremamente agressivas e predadoras, principalmente a espécie que ocorre nas Guianas e Suriname( aimara) que já foi envolvida em casos de ataques sérios a humanos e observada predando pequenos mamíferos, atacando até cachorros e matando aves aquáticas.Tb acho um combate perigoso para ambos, mais em casos de combates, estas duas espécies de trairões fogem um pouco do estilo de ataque e luta das traíras em geral, que diga-se de passagem seriam ferrenhos combatentes pra qualquer um, guardadas as medidas e pesos.Veja como mesmo as chamadas traíras pode ficar bem monstruosinhas e proporcionalmente suas mordidas em relação ao tamanho.
Hoplias microlepis- 14kg
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante 34500
Hoplias lacerdae- 17kg
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante 7462
Hoplias malabaricus
Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante 2519448025_4303bebc80
As outras espécies, brasiliensis, currupira e erythrinus não conseguem alcançar proporções como estas, mais tb são ótimas combatentes.
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Daniel T Ter Ago 21, 2012 5:00 pm

Legais as postagens Otniel.

Essa de 17 Kg é um belo monstro já!

Eu estava lendo se achava algo a mais sobre a Hoplias aimara e a Hoplias macrophthalmus, e tem alguns que a consideram a mesma espécie, segundo esta matéria: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=42842

Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Qui Ago 23, 2012 6:42 am

Interessante esta pesquisa que não mostrou, pelo menos neste texto, questões comportamentais que perecem ser diferenciadas por região, já que os mais agressivos trairões foram observados em águas da Guiana e Suriname. Pode ser incluída em uma ordem de pequenas diferenças a coloração destas tb, pois as que ocorrem nas Guianas, Suriname e Amapá são bem escuras e as de outras localidades podem ser marrom claras e marrom terra escuro.
Bem interessante o fato que de minha parte será bem pesquisado já que estes são os peixes que mais me fascinam em águas doces.
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Daniel T Qua Ago 29, 2012 5:04 pm

Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Qui Ago 30, 2012 8:07 am

O material em português eu usei na minha primeira postagem aonde mostra as diferenças mandibulares do trairão e da traira!!!
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Daniel T Sex Ago 31, 2012 4:42 pm

reptilesporosus escreveu:
Outra coisa que precisa ser mencionada é sua capacidade de absorver dor e ferimentos e continuar lutando, pois muitas traíras criadas em aquário ja mostraram em combates com piranhas que elas conseguem refutar até o ataque delas , se o cardume não for superior a cinco adversários, ela consegue lutar se encostando em uma borda e contra atacando as mordidas.

Eu estava tentando achar vídeos onde mostra Traíras e Piranhas nessas condições, mas não consegui encontrar. Se você souber onde tem, pode postar? (pode ser postado lá no tópico específico de vídeos).
Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Ter Set 04, 2012 6:30 pm

Eu já isto em uma matéria do National Geografic uma vez, estou tentando achar este documentário!!!
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  David Sex Set 07, 2012 3:26 pm

A estrutura da cabeça do trairão também me impressionou mais. É difícil se apoiar em aspectos comportamentais porque a teoria é muito propícia a falhas.

Por exemplo, acredito que qualquer um que conheça ursos viria a esperar que, comportamentalmente, o urso polar fosse dominante sobre o pardo, uma vez que o pardo possuí uma alimentação mais herbívora do que carnívora ao passo que o polar é completamente carnívoro, e que é um animal maior, em média. Mas hoje em dia tem-se observado que em locais onde as duas espécies se encontram o urso pardo leva a melhor na defesa por carcaças e etc.

Logo, como eu disse, apenas me baseando pelos aspectos físicos, o trairão me parece mais robusto.
David
David

Mensagens : 77
Data de inscrição : 28/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Ter Set 11, 2012 7:02 pm

Os dois peixes em questão não possuem aspéctos comportamentais duvidosos, pelo contrário; estes já foram confirmados por pesquisadores, pescadores de ambos continentes aonde são encontrados e até aquaristas que possuem as espécies em cativeiro e já viram a capacidade predatória e territorialista destes monstros pré-históricos.
Eu diria que nesta área muito já se confirmou dos dois lados e hoje sabemos que trairões e cabeças de cobra são tremendamente agressivos com outros peixes, e no caso do trairão até com outros animais, sem contar que ambas espécies já registram ataques de fúria a humanos!!!
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Vídeos

Mensagem  Daniel T Seg Set 01, 2014 8:21 am

Dois vídeos mostrando o poder de destruição da mordida desses dois peixes:

Trairão



--------------------------------------------------------------

Cabeça de Cobra



Daniel T
Daniel T
Admin

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 38
Localização : Curitiba

https://territorioselvagem.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  reptilesporosus Qua Set 03, 2014 8:53 am


Bem interessante.
reptilesporosus
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 51
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  João Pedro Qua Ago 24, 2016 7:04 pm

O trairão deve ser o vencedor, pois seus dentes são mais poderosos.

João Pedro

Mensagens : 117
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante Empty Re: Trairão VS Cabeça-de-cobra gigante

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos