Polihierax semitorquatus VS Megarynchus pitangua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Polihierax semitorquatus VS Megarynchus pitangua

Mensagem  reptilesporosus em Sab Set 14, 2013 10:56 am

Um combate entre um Falcão pigmeu e um Bem-te-vi -pitanguá-açú. Sabe-se plenamente que bem-te-vis, são aves agressivas que não toleram rapinantes em seus territórios e caçadores pequenos como os Quiriquiris já foram vistos por ornitólogos sendo duramente atacados por esta espécie de bem-te-vi maior e por outros Tyranídeos. Ocorrências de luta e de até pequenos falcões que foram cegados não são raras, sendo que a mais espetacular foi a de um bem-te-vi que se atracou com um Quiriquiri até a morte de ambos, pois apesar de ter sido agarrado no ventre pelo falcãozinho bicou tanto o pescoço e a cabeça do rapinante que ambos morreram.
Sendo assim, a proposta é a do combate entre este agressivo e impressionante Tyranídeo como o falcão pigmeu de 20cm que ocorre no leste e sul da África e é a menor ave de rapina no continente,especializado em lagartos.
Falcão pigmeu. Polihierax semitorquatus.




Bem-te-vi-pitanguá-açú.
Bico extremamente largo e chato, que é, aliás, muito variável; tem o tarso muito curto. Ave que lembra muito o bem-te-vi(Pitangus sulphuratus) mas seu bico é muito robusto e sua vocalização difere totalmente. Os dois únicos meios de diferenciar o nei-nei são pela vocalização, bem diferente da vocalização do bem-te-vi, ou pelo tamanho do bico, que é bem maior que o do bem-te-vi. O problema é que o bico é mais largo que comprido então seu tamanho chama mais atenção quando visto por baixo do que de perfil. Mede cerca de 21cm.

Tendo as mesmas características agressivas do Bem-te-vi-comum( Pitangus sulphuratus) só que maior e mais armado vale colocarmos exemplos da ousadia deste grupo de passáros.





versáteis eles até pescam
avatar
reptilesporosus

Mensagens : 811
Data de inscrição : 14/11/2011
Idade : 44
Localização : Campinas

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Polihierax semitorquatus VS Megarynchus pitangua

Mensagem  Puma concolor em Sab Set 21, 2013 8:53 pm

To pendendo um pouco mais para o lado do bem-te-vi por causa de seu bico bastante avantajado e também pela agressividade que algumas espécies dessa ave apresentam. Não é incomum vermos até mesmo nos grandes centros urbanos alguns bem-te-vis afugentando gaviões como o carijó, que prefere pôr-se em fuga a lutar. O falcão, por outro lado, embora pequeno, continua a ser uma ave-de-rapina, com bico e garras preparados para matar. Mas acho que o bem-te-vi tem mais chances.
avatar
Puma concolor

Mensagens : 158
Data de inscrição : 05/12/2011
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum