Tartaruga Aligator VS Goonch

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VOTE

100% 100% 
[ 2 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]

Total dos votos : 2

Tartaruga Aligator VS Goonch

Mensagem  Daniel T em Sex Ago 22, 2014 10:08 am

Tartaruga Aligator (Macrochelys temminckii)

---------------------------------------------------------------------------------------------
VS
---------------------------------------------------------------------------------------------

Goonch (Bagarius yarrelli)

Situação: Dois exemplares de tamanhos próximos aos das fotos se enfrentando num tanque de tamanho médio para pequeno (o que tornariam mais possíveis os teóricos encontros deles) de profundidade até 4 metros no meio onde o mesmo vai encurtando a profundidade conforme chega ao barranco chegando a 80 cm de água nas laterais. Combate sem voltas!!

Daniel T
Admin

Ver perfil do usuário http://territorioselvagem.forumeiros.com

Tartaruga Aligator

Mensagem  Holder90 em Sex Ago 22, 2014 2:28 pm

Tartaruga aligator trucida o bagre Laughing 
Holder90

Ver perfil do usuário

Re: Tartaruga Aligator VS Goonch

Mensagem  David em Dom Ago 24, 2014 10:33 pm

Vejo aqui uma incompatibilidade de um duelo. O bagre não teria porque investir contra a tartaruga e nada poderia fazer. O mesmo é grande de mais pra ser predado. A única forma que vejo de um infligir dano ao outro e se postos em um espaço tão apertado que a tartaruga seria impelida a morde-lo. Nesse caso, ela poderia causar ferimentos graves, mas não seria uma situação justa, porque para tal, o bagre sequer teria espaço para se movimentar.
David

Ver perfil do usuário

Mensagem  Daniel T em Seg Ago 25, 2014 3:08 pm

Na situação proposta estou induzindo um encontro deles, ou morrem de fome ou mesmo que leve tempo um come o outro...
Daniel T
Admin

Mensagem  Daniel T em Seg Ago 25, 2014 3:22 pm

E sim, acredito que o Bagre tenha chances de vencer (não estou decretando isso e nem dando o favoritismo a ele), ainda estou analisando as chances, e depois postarei o porque, mas ele é um monstro também que não deve ser subestimado.
Daniel T
Admin

Mensagem  Daniel T em Ter Ago 26, 2014 3:48 pm

Ok... Vamos considerar que o vencedor só precise matar o outro (não comer):

Sobre o Goonch, eu disse que ele não deve ser subestimado, e quem assistir esse documentário verá o porque:

Poderia ser levantada a ideia de que relatos conciliados aos registros verídicos de sumiços pudessem ser obra de outros animais ou fenômenos naturais, todavia o biólogo e pescador Jeremy Wade investigou tudo isso no documentário “Monstros do Rio” (onde já tiveram casos em que o peixe protagonista não era o monstro que os relatos/registros apontavam, mostrando a imparcialidade do Jeremy) chegando a conclusão de que só poderia ter sido obra do Gooch...

Após verificar esse documentário e ver o tamanho a que esse peixe pode chegar (o último pescado no documentário é o mesmo da foto a direita superior), eu já poderia levantar a chance teórica que eu vi de vitória do Goonch:

Não há dúvidas de que a Tartaruga Aligator tem o corpo mais protegido, até visualmente blindado, todavia na situação proposta ele poderia muito bem abocanhá-la e mata-la por afogamento segurando ela no fundo, foi assim que ele fez no documentário com humanos e até mesmo acusado de fazer isso com um Búfalo!!  Força pra segurar ela lá eu aposto que ele tem...

Para essa teoria fui tentar me informar sobre o tempo que essa tartaruga aguenta embaixo da água. Não consegui muitas informações infelizmente, mas das poucas fontes que vi, a maioria apontou tempo de 40 a 50 minutos.

Embora tenham pulmão, elas podem permanecer logos períodos de tempo embaixo d'água, prendendo a respiração. Para isso, o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, num fenômeno chamado bradicardia, em que o fornecimento de oxigênio é auxiliado por um tipo de respiração acessória, feita pela faringe e cloaca, que retira oxigênio da água.

Sobre a respiração cloacal, ela é descrita para algumas tartarugas, não especificando muita coisa em relação a quais espécies utilizam nas fontes que consultei, eu não tenho certeza se a Tartaruga Aligator faz. Esse seria um recurso a mais pra prolongar o tempo.

Todavia, o Goonch não precisa sair lá do fundo, também é pesado e muito forte, tem uma bocarra diferenciada com dentes bem visíveis para segurar o que pegar e também machucar, sua boca forma uma espécie de vácuo sugando o que ele abocanha, a teoria é ele conseguir abocanhar a cabeça da Tartaruga ou as patas e segurar ela até ela morrer afogada nas profundezas do tanque. Este processo também poderia anular a bradicardia da Tartaruga (que provavelmente iria aumentar os batimentos do coração diante desta situação perigosa) dando menos tempo para respiração e aumentando as chances do Goonch. Se o peixe neste processo fosse também mordido pela Tartaruga, creio que ele poderia continuar ali atacando, pois neste cenário de ataque ele seria mordido na boca, e ali não tem ou tem muito poucas terminações nervosas, ou seja, a dor que ele sentiria é mínima ou quase nula, o que ele sentiria é mais a ação mecânica da pressão, uma espécie de beliscão, acredito que podendo aguentar e prosseguir o ataque mesmo que saísse sem parte da boca ou amassada na região mordida.

Outra teoria que acredito ser bem menos provável é o Goonch conseguir quebrar o pescoço da Tartaruga quando abocanhar sua cabeça. Não sei a pressão da mordida deste peixe, mas somada a força de seu corpo poderia criar esse risco, embora dada a estrutura da tartaruga creio que seja pequeno.

A Tartaruga Aligator, como já postado tem seu corpo mais protegido e uma pressão de mordida bem forte, que medida com aparelho de pressão deu 455 Kg. Tanto ela como o Goonch podem predar tudo o que conseguirem engolir ou comer restos, porém teoricamente ela pode arrancar pedaços dada essa pressão de mordida e formato de sue bico. Em seres humanos, não conheço casos de mortes, apenas dedos arrancados. Tem uns vídeos por aí dela arrancando pedaços de melancia, abacaxi e mandioca eu acho, mas o objetivo principal dessa mordida na verdade é agarrar e em consequência amassar e dependendo do que for pego pode arrancar pedaço.

Mas não é nenhum Tubarão que arrancaria nacos de carne facilmente. Apesar de insano, esse vídeo pode mostrar isso com um exemplar pequeno:

Esse nos dedos que são ligamentos mais frágeis para serem arrancados, mas não mostrou o resultado:

Teve esse ser que também foi inventar de beijar uma outra espécie mordedora e também não teve nada arrancado, mas ficou bem inchada a boca do animal (cara) pela pressão da mordida:

Nessas frutas e raízes com casca parcialmente dura ou medianamente duras e secas no todo o impacto da pressão da mordida consegue arrancar pedaços que se partem, mas no corpo humano quem tem a pele esticando (mesmo fina) tem a chance de somente machucar e amassar sem arrancar pedaço se tiver paciência pra esperar a Tartaruga soltar. Num grande peixe de Couro acredito que seria um desafio maior a ser seguido, e que não seria fácil para ela também infligir ferimentos graves no peixe.

Agora, se ela utilizar as patas dianteiras depois de morder, poderia causar estrago com elas. Em ratinhos costuma destrinchar os coitados, mas em outros animais pode ser diferente:

Aí fica evidenciado que sua mordida mais serve para agarrar do que para arrancar pedaços e também que ela pode se utilizar das patas. Isso poderia salvar ela do ataques do Goonch, mas os danos conforme já dito creio que o peixe pode aguentar estragos na boca e sua cabeça grande e ossuda também não tem muito o que arrancar com as patas da tartaruga que não seja couro talvez...

Todavia também podemos contar que a Tartaruga inicie os ataques ao peixe passar por ela, conseguindo agarrar a lateral do peixe. Se isso ocorrer, ela pode ganhar boa vantagem se utilizando das patas dianteiras ferindo o peixe onde ele tem mais carne e é menos resistente. Quem sabe conseguiria definir o combate aí.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostaria que os amigos analisassem essas variáveis para depois opinarem, o que seria mais provável de acontecer na opinião de vocês? Ou vocês tem outras teorias?!
Daniel T
Admin

Mensagem  David em Ter Ago 26, 2014 5:38 pm

Eu concordo com você quanto a possível incapacidade da tartaruga em causar danos graves, mas isso iria contra os relatos de que elas causam ferimentos em aligatores, uma vez que a pele dele é muito mais resistente que a humana e muito provavelmente a do bagre também. Talvez o tamanho modesto das tartarugas dos vídeos sejam o motivo para que nada mais sério tenha acontecido, visto que o maior desses animais ( que mordeu a mão do rapaz) deveria pesar, no máximo, uns 10 kg, quando a espécie pode ficar com pelo menos 60. No momento em que o homem a devolve ao rio, dá pra ver que ele a segurava pelo casco com apenas uma da mão, e ainda conseguiu ergue-la e por próximo a margem.

Quanto ao método do bagre, não creio de que ele tivesse consciência do que fazer, embora seja sim uma possibilidade ele tentar segura-la até que ela morra afogada, mas creio que isso iria de mais contra o comportamento da espécie e acredito, de verdade, que se dois desses animais fossem posto em um aquário sem comida, depois de um bom tempo, em 10 de 10 casos, uma ia morrer de fome e o outro ia se alimentar da carcaça dele.
David

Ver perfil do usuário

Mensagem  Daniel T em Qua Ago 27, 2014 7:11 am

David escreveu:que se dois desses animais fossem posto em um aquário sem comida, depois de um bom tempo, em 10 de 10 casos, uma ia morrer de fome e o outro ia se alimentar da carcaça dele.

Pode ser que na pratica acontecesse isso. Porém, como já dito a introdução deles é para que se encontrem com frequência no Tanque, e querendo ou não eles já mostraram em vídeos e documentários que pode tomar ações agressivas mesmo que seja somente para se defender e em alguns casos ações agressivas sem provocação também... Logo, mais cedo ou mais tarde eu aposto que iriam se estranhar de verdade!

E mesmo na sua teoria também existiria um “Duelo”, para ver qual deles é capaz de aguentar mais tempo sem comer...
Daniel T
Admin

Mensagem  João Pedro em Qua Ago 31, 2016 9:54 pm

Acho que a tartaruga venceria, pois ela possui garras e uma mordida poderosa, além de estar protegida por uma carapaça.
O peixe deve ser mais rápido e ais ágil, além de ter dentes poderosos, então seria um combate equilibrado.

João Pedro

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: