Miracinonyx inespectatus VS Jaguar pantaneiro.
+3
Puma concolor
Daniel T
reptilesporosus
7 participantes
Território Selvagem :: CONFLITOS INTERESPECÍFICOS / DUELOS ANIMAIS :: ANIMAIS EXTINTOS X EXTINTOS/VIVOS
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
VOTE
Re: Miracinonyx inespectatus VS Jaguar pantaneiro.
Há um tempo atrás, encontraram esse relato sobre confrontos entre jaguares e pumas aqui no Brasil. Dessa vez, há fontes bibliográficas sobre tais relatos. Peter Crawshaw e Howard Quigley, considerados pioneiros no estudo da onça-pintada, fazem a observação que na região do Pantanal é dito que a onça-parda derrota a pintada, quando se enfrentam. No livro Jaguar, de Alan Rabnowitz (1986), há um trecho interessante que condiz com esses relatos: “Talvez sua constituição física, indicando que o puma seja relativamente rápido e ágil, ajude a explicar por que o puma é muitas vezes o vencedor nas histórias indígenas de batalhas entre onças-pintadas e onças-pardas” (1986: 206), afirmações ditas pelos índios de Belize, na América Central. Tentarei obter tal livro, apenas para me certificar desses relatos.
Mais curioso ainda é o que esse senhor diz a respeito dos confrontos corporais entre a onça-parda e o jaguar. Com base nesses relatos, pode-se levantar a hipótese de que o puma talvez seja um lutador mais habilidoso que o jaguar e que sua agilidade e leveza acabaria por ajudá-lo a fazer frente ao Rei-das-Américas.
FONTE: http://onca.tumblr.com/post/6454559803/parda-x-pintada-a-onca-parda-surra-a-pintada
Mais curioso ainda é o que esse senhor diz a respeito dos confrontos corporais entre a onça-parda e o jaguar. Com base nesses relatos, pode-se levantar a hipótese de que o puma talvez seja um lutador mais habilidoso que o jaguar e que sua agilidade e leveza acabaria por ajudá-lo a fazer frente ao Rei-das-Américas.
FONTE: http://onca.tumblr.com/post/6454559803/parda-x-pintada-a-onca-parda-surra-a-pintada
Puma concolor- Mensagens : 158
Luã escreveu:Há um tempo atrás, encontraram esse relato sobre confrontos entre jaguares e pumas aqui no Brasil. Dessa vez, há fontes bibliográficas sobre tais relatos. Peter Crawshaw e Howard Quigley, considerados pioneiros no estudo da onça-pintada, fazem a observação que na região do Pantanal é dito que a onça-parda derrota a pintada, quando se enfrentam. No livro Jaguar, de Alan Rabnowitz (1986), há um trecho interessante que condiz com esses relatos: “Talvez sua constituição física, indicando que o puma seja relativamente rápido e ágil, ajude a explicar por que o puma é muitas vezes o vencedor nas histórias indígenas de batalhas entre onças-pintadas e onças-pardas” (1986: 206), afirmações ditas pelos índios de Belize, na América Central. Tentarei obter tal livro, apenas para me certificar desses relatos.
gostei!!!! eu já tinha essa ideia , pk o peso nem sempre é vantagem , é como uma luta de o homem grande com um pequeno , o grande só ganha se conseguir agarrar o pequeno , caso que ele não consiga agarrar o pequeno , o pequeno vai bater muito , e o grande vai cansar rápido e o pequeno ainda esta pronto para para mais alguns minutos de luta rápida, e o grande perde por cansaço e ferimentos
savinti69- Mensagens : 491
savinti69- Mensagens : 491
eu acho q não seria como esse cara dissesavinti69 escreveu:Luã escreveu:Há um tempo atrás, encontraram esse relato sobre confrontos entre jaguares e pumas aqui no Brasil. Dessa vez, há fontes bibliográficas sobre tais relatos. Peter Crawshaw e Howard Quigley, considerados pioneiros no estudo da onça-pintada, fazem a observação que na região do Pantanal é dito que a onça-parda derrota a pintada, quando se enfrentam. No livro Jaguar, de Alan Rabnowitz (1986), há um trecho interessante que condiz com esses relatos: “Talvez sua constituição física, indicando que o puma seja relativamente rápido e ágil, ajude a explicar por que o puma é muitas vezes o vencedor nas histórias indígenas de batalhas entre onças-pintadas e onças-pardas” (1986: 206), afirmações ditas pelos índios de Belize, na América Central. Tentarei obter tal livro, apenas para me certificar desses relatos.
gostei!!!! eu já tinha essa ideia , pk o peso nem sempre é vantagem , é como uma luta de o homem grande com um pequeno , o grande só ganha se conseguir agarrar o pequeno , caso que ele não consiga agarrar o pequeno , o pequeno vai bater muito , e o grande vai cansar rápido e o pequeno ainda esta pronto para para mais alguns minutos de luta rápida, e o grande perde por cansaço e ferimentos
venijunior- Mensagens : 22
É importante ressaltar que apesar de existirem esses relatos, eles estão longe de se aplicarem como "regra", até porque na região onde as duas espécies coabitam, o puma parece ter normalmente apenas metade do peso de um jaguar, alternando sua dieta e como já foi falado, evitando a aproximação com seu concorrente maior e eu apostaria minhas fichas que se fosse um combate até a morte, as chances do jaguar em casos assim são consideravelmente maiores. Só que a coisa ficaria bastante interessante se fossem 2 machos com pesos iguais.
Pode acontecer de que apesar da ignorância popular elas podem testemunhar fatos que os estudiosos e profissionais da área nunca tiveram a sorte de presenciar e registrar. Eles podem ver coisas que até o ``diabo dúvida`` até o que o conhecimento científico contesta.
Essas pessoas rurais podem ter muita história para contar muita coisa pode ser mentira, porém muita coisa pode ser real.
Eles são testemunhas natos já que eles vivem próximo a mata. digo isso pq muitas vezes o cara que é estudado pode menosprezar o conhecimento popular e contestar o q eles dizem.
Não dúvido nada que o puma seja bom de briga contra a onça, talvez numa luta em que a onça pintada n queira matar de verdade e não usa todas as forças no combate.
Essas pessoas rurais podem ter muita história para contar muita coisa pode ser mentira, porém muita coisa pode ser real.
Eles são testemunhas natos já que eles vivem próximo a mata. digo isso pq muitas vezes o cara que é estudado pode menosprezar o conhecimento popular e contestar o q eles dizem.
Não dúvido nada que o puma seja bom de briga contra a onça, talvez numa luta em que a onça pintada n queira matar de verdade e não usa todas as forças no combate.
Lion- Mensagens : 192
Acho que o cougar pode até botar a onça para correr numa briga normal. Agora se for pra valer aí a coisa muda...
Lion- Mensagens : 192
Jaguar Vs Puma
Considerando os atributos físicos de um jaguar e um puma em tamanhos próximos, veríamos o jaguar com uma força física maior (porém creio que não exageradamente, uma vez que seu oponente também possui muita força), enquanto o puma seria mais veloz e ágil (embora a diferença de agilidade para mim também não seria muita) e talvez uma postura mais agressiva. Quando comparamos um jaguar com um puma, observamos que o jaguar é um animal mais maciço, cabeça mais possante, de imediato nos mostrando um corpo mais bruto. Por outro lado, o puma apresenta um corpo mais alongado, com cabeça pequena, nos passando uma ideia de um animal mais leve e ágil (muito similar ao leopardo). Olhando para as armas de cada um, o jaguar teria uma mordida mais possante e garras maiores em relação ao puma e olhando através desses termos técnicos, se fosse escolher um favorito à partir disso, veria o jaguar como favorito, pois em teoria, os golpes de um jaguar causariam danos mais severos que o do puma, quando acertados no mesmo local. Seria aquele caso em que se os dois se enfrentassem, o jaguar teria mais chances de ser o sobrevivente depois de um combate, ainda que nenhum morresse na hora da luta. Só que eu também não irei ignorar os relatos contados por pessoas que podem ter testemunhado esses embates formidáveis. Uma coisa que me chama a atenção é quando o cara fala que os dois podem disputar uma carcaça. Até onde li, pumas não tem o costume de roubar presas abatidas por outros animais, preferindo se alimentar do produto de sua própria caçada. Assim sendo, logo não teríamos um puma se defendendo e lutando pela própria vida (que acredito que seja o primeiro cenário quem vem na mente) e sim um puma indo defender sua caçada e ameaçando o seu rival. E outra coisa que gostaria de acrescentar é que se de fato, pumas já derrotaram jaguares em lutas sérias, pode ser que isso esteja relacionado à forma de lutar de ambos os animais. No vídeo, o homem fala um trecho interessante, dizendo que o puma teria mais destreza quando desfere os ataques. Talvez isso poderia ser um detalhe importante que poderia ser melhor analisado e talvez explicasse mais um pouco sobre as histórias contadas desde o Pantanal até Belize sobre esses confrontos entre jaguares e pumas. Mas são apenas teorias. Busquei vídeos sobre lutas de jaguares e também de pumas, para tentar analisar a forma de lutarem e só encontrei um relacionado ao jaguar. Levando em consideração tudo o que foi apresentado, por hora prefiro ir num 5/5 para animais de mesmo peso.
Última edição por Luã em Seg Jun 09, 2014 8:42 pm, editado 2 vez(es)
Aliás, por hora eu acho que irei me posicionar valorizando mais os termos técnicos e eu daria a vantagem ao jaguar por uma margem pequena. Algo em torno de 6/4 me parece justo.
Página 2 de 2 • 1, 2